Patience Elizabeth Stroud Hubbard e seu esposo Rev. Clement Evans Hubbard
Foto: Louisiana Methodist, 15 de Novembro de 1949, p. 03
Clement Evans Hubbard (1894-1975) foi um missionário metodista que fundou em 1928, o Ginásio Americano, na cidade de Lins, interior paulista, que mais tarde ganhou o nome de Instituto Americano de Lins.
No ano de 1921, Clement E. Hubbard se casou com Patience Elizabeth Stroud Hubbard (1895-1978), e um mês após o casamento vieram em serviço missionário para o Brasil.
"O ano era 1921. O jovem Clement havia recebido o direito de ser chamado, de 'Reverendo', e ele tinha realizado algo que lhe parecia ainda mais maravilhoso: havia se casado com Patience. [...]. Um mês depois do casamento, o jovem casal estava em um navio rumo ao Brasil, onde eles serviriam como missionários metodistas. Alguém tinha falado para eles sobre uma escola na cidade interiorana de Lins, mas quando eles chegaram ao Brasil, descobriram que não havia dinheiro para a escola. 1924. Os Hubbards aprenderam a falar português e o bispo os designou para servir a congregação em Lins. [...]. Lins era uma cidade nova nesse tempo, construída em meio a florestas e poeira vermelha. Era ainda, invadida ocasionalmente, por animais selvagens, e não tinha tais conveniências como sistemas de água ou eletricidade, nem padarias ou leite engarrafado, somente algumas poucas lojas. 'Eles não vão ficar', todos os vizinhos diziam. Os vizinhos eram pioneiros valentes, e 'Dona Paciência', como eles chamavam Patience Hubbard, se parecia com uma boneca frágil com olhos azuis, e cachos dourados. Alguns meses depois do começo do trabalho de pregação em Lins, o Dr. Hubbard escreveu para o seu bispo: 'Não há escola aqui, e Lins tem pelo menos 5.000 habitantes, muitos deles crianças. Nós poderíamos abrir aquela escola sobre a qual tanto temos falado?'. A resposta chegou: 'Com certeza. Abram a escola. Mas, não há dinheiro para ela, e não haverá qualquer dinheiro por muito tempo." Não era a resposta que eles estavam esperando, mas pelo menos tinham um tipo de permissão. Eles começaram a trabalhar, e no fim do ano, havia 48 alunos com idades de 6 a 21. Onde eles estudavam? Os Hubbards conseguiram esticar seu salário o suficiente para construir dois pequenos cômodos em sua pequena casa. Essas eram as salas de aula. Mas, e agora? Quarenta e oito estudantes em dois pequenos cômodos e mais chegando. Onde poderiam colocá-los?. 1925. Os alunos começaram a pagar mensalidades, e os Hubbards alugaram o salão maçônico, e usaram parte do salário deles para pagar um professor extra. Então o ano passou. Ainda não havia qualquer dinheiro para o Instituto Americano, como a escola era chamada, mas foi adquirido um terreno, umas poucas construções, e muitos mais estudantes. O total agora era de 700. [...]." (CHAIN, Beverly. A man and a school in Brazil. North Carolina Christian Advocate, 12 de Junho de 1958, p. 06)

Comentários
Postar um comentário