Collegio Americano: uma escola metodista em Petrópolis

 

Colégio Americano, Petrópolis, Rio de Janeiro
Foto: Los Angeles Times, 05 de Agosto de 1906, p. 04

O Colégio Americano de Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro foi uma instituição educacional fundada em 1895 pela missionária metodista Martha Hite Watts (1845-1910).

Colégio Americano, Petrópolis, interior do Rio de Janeiro
Foto: WRIGHT, Marie Robinson. The New Brazil, 1901, p. 152

O Colégio Americano de Petrópolis teve suas atividades encerradas no ano de 1921.

Colégio Americano de Petrópolis, Rio de Janeiro
Foto: The Missionary Voice, Abril de 1919, p. 119

O relatório Seventeenth Annual Report of the Woman's Foreign Missionary Society of the Methodist Episcopal Church, South, 1894-1895, p. 08, assim reportou o começo do Colégio Americano de Petrópolis:

"'O *Colégio Centenário', no Rio de Janeiro, fechado por causa da febre amarela que se tornou endêmica naquela cidade, será transferido para Petrópolis, e, a Srta. Watts, nossa missionária pioneira no Brasil, abrirá a escola com os equipamentos que serão obtidos no campo, até que ela possa ser reforçada. A Srta. Watts é bem conhecida do Chefe do Executivo do Brasil, Presidente Moraes de Barros, cujas filhas e sobrinhas, ela educou na escola de Piracicaba. Confiamos que esta nova obra será, em termos de localização e influência evangélica, será verdadeiramente uma cidade edificada sobre um monte, cuja luz não poderá ser escondida."

________________
*Colégio Centenário se refere à Escola do Alto, que era uma escola metodista para meninas, fundada em 1888 no Rio de Janeiro.

Collegio Americano: uma escola metodista em Petrópolis © 2025 by Daiane Firme Cavalcante is licensed under CC BY-NC-ND 4.0

Comentários