O Novo Testamento de Martinho Lutero

 

Martinho Lutero (1483-1546)
Foto: Riga am Sontag, nº 293, 31 de Outubro de 1932, p. 01
Acervo Biblioteca Nacional da  Letônia

Em 21 de Setembro de 1522, na cidade de Wittemberg, na Alemanha, foi publicado o Novo Testamento traduzido em alemão por Martinho Lutero (1483-1546).

Martinho Lutero traduziu o Novo Testamento para o alemão quando estava escondido no Castelo de Wartburgo, protegido pelo Príncipe Frederico da Saxônia, a fim de evitar as consequências da sentença do Edito de Worms, sentença esta que, em Abril de 1521, declarou Martinho Lutero um fora da lei.

"Em Abril de 1521, o Reformador tinha arriscado sua própria vida quando ele confrontou o Imperador, com os Eleitores, Príncipes e Estados do Império, na Dieta de Worms. Enquanto viajava de volta para Wittenberg, ele desapareceu repentinamente, raptado por captores amigos, que o levaram para Wartburgo, por segurança. Ali, Lutero permaneceu, mais ou menos escondido e recluso, por quase um ano. Este era a sua 'Patmos', onde ele deixou de lado as vestes de monge que usara em Worms, deixou sua barba e tonsura crescerem, vestiu-se como um cavaleiro, e adotou o nome de 'Cavaleiro Jorge'. 'Eu me sento aqui', escreveu ele a Spalatin logo depois de sua chegada, 'o dia todo em descanso, e leio a Bíblia em hebraico e grego.' E ali ele ocupou-se da tarefa de traduzir as Escrituras. Tão diligentemente labutou que terminou o Novo Testamento antes que ele deixasse Wartburgo. O texto a partir do qual Lutero trabalhou foi dado na segunda edição do Novo Testamento Grego de Erasmo (1519). Embora tenha consultado Melanchton e muitos de seus amigos, e provavelmente tenha feito algum uso de versões germânicas anteriores, somente ele foi o responsável pelo resultado. Em 7 de Março de 1522, Lutero reapareceu em Wittemberg, onde sua tradução passou pela prensa tão rapidamente que foi publicada naquele mesmo ano, em 21 de Setembro, daí em diante é frequentemente chamada de Bíblia de Setembro." (The Daily News, 06 de Janeiro de 1923, p. 15)

Comentários