A fuga de William Tyndale

 

William Tyndale (?-1536)

Foto: Frækorn, 11 de Julho de 1906, p. 217

Acervo Tímarit - Biblioteca Nacional e Universitária da Islândia

No ano de 1524, William Tyndale (?-1536) teve que fugir da Inglaterra, sua terra natal, para nunca mais regressar, pois descobriram sua intenção de traduzir o Novo Testamento para o inglês.

Em 1524, a cidade em que William Tyndale foi se refugir, foi a cidade de Hamburgo, na Alemanha, onde permaneceu por quase um ano.

Na cidade de Colônia, interior da Alemanha, William Tyndale imprime as primeiras páginas de suas tradução do Novo Testamento, porém, um opositor das ideias da Reforma Protestante de nome Johannes Cochlaeus (1479-1552), descobriu, alertou as autoridades de Colônia, e então, William Tyndale teve que fugir.

Desta vez Wiliam Tyndale foi se refugiar na cidade de Worms, também na Alemanha, e lá, no ano de 1525, publica sua tradução do Novo Testamento em inglês.

Foram impressas milhares de cópias do Novo Testamento de Tyndale, e estas cópias foram levadas de navio para a Inglaterra.

Quando autoridades eclesiásticas descobriram que na Inglaterra circulava a tradução do Novo Testamento de William Tyndale, estas autoridades compravam estes exemplares, e queimavam publicamente, e foi proibido comprar, vender, ou possuir uma cópia do Novo Testamento de Tyndale.

Em 1529, William Tyndale viu seus livros e seu manuscrito da tradução dos cinco primeiros livros do Velho Testamento se perderem no naufrágio do  navio no qual viajava para a cidade de Hamburgo.

Naufrágio de William Tyndale
Foto: Arbetarens Vän, nº 11, Novembro de 1889, p. 84
Acervo Biblioteca Nacional da Suécia

Depois de um árduo trabalho, em 1531, na cidade de Marburgo, Alemanha, William Tyndale publicou sua tradução para os cinco primeiros livros do Velho Testamento, e também do livro de Jonas.

Quando residia na Antuérpia, Bélgica, William Tyndale foi entregue às autoridades, e seu delator foi um jovem chamado Henry Phillips, que se tonara amigo de Tyndale.

A prisão de William Tyndale
Foto: Illustreret Familieblad, nº 33, 13 de Maio de 1911, p. 261
Acervo Biblioteca Nacional da Noruega

William Tyndale ficou preso por mais de um ano no Castelo de Vilvoorde, na Bélgica, e então foi condenado por heresia.

Em 06 de Outubro de 1536, William Tyndale foi retirado de sua cela no Castelo de Vilvoorde, e foi queimado na fogueira por ter traduzido a Bíblia para o inglês.

"[...] em 6 de Outubro de 1536, William Tyndale foi levado para fora do castelo, atado a uma estaca, estrangulado por carrascos, e seu corpo entregue às chamas. Suas últimas palavras foram uma oração: 'Senhor! abra os olhos do Rei da Inglaterra.'" (DAVIES, Archdeacon. Our English Bible: the first maker. The Daily Telegraph, 07 de Março de 1925, p. 10)

Leitura da Bíblia na Catedral de St. Paul, Londres, Inglaterra
Foto: Arbetarens Vän, nº 04, Novembro de 1911, p. 25
Acervo Biblioteca Nacional da Suécia

Comentários