Jerônimo de Praga (1379-1416)
Foto: Frækorn, 11 de Julho de 1906, p. 217
Acervo Tímarit - Biblioteca Nacional e Universitária da Islândia
Jerônimo de Praga (1379-1416) era assim chamado por ter nascido na cidade de Praga, capital da Boêmia, atual país da República Tcheca.
Jerônimo de Praga apresentou a seu amigo Jan Huss (1369-1415), os escritos de John Wycclife (1328-1384), que ele teve contato quando estudava em Oxford, na Inglaterra.
"Jerônimo de Praga, um fidalgo boêmio, retornou da Universidade de Oxford para sua terra natal, um fervoroso adepto de Wycliffe, e foi ele quem apresentou seu amigo Huss ao estudo dos escritos de Wycliffe." (Fassifern Guardian, 26 de Outubro de 1938, p. 01)
Jerônimo de Praga traduziu muitos escritos de John Wycclife para a língua tcheca.
No ano de 1414, Jan Huss foi convocado a comparecer perante o Concílio de Constança, para ser julgado por heresia, por propagar doutrinas ensinadas por John Wycclife.
Jerônimo de Praga também se propôs a comparecer perante o Concílio de Constança para defender os princípios de fé defendidos por John Wycclife, e, solicitando um salvo-conduto (habeas corpus preventivo) ao Imperador, o que lhe foi negado.
Jerônimo de Praga foi preso e levado à prisão por ser um defensor das ideias de John Wycclife, e ser amigo de Jan Huss.
No ano de 1415, John Huss foi condenado à fogueira sob a acusação de heresia.
Também no ano de 1415, Jerônimo de Praga foi levado a julgamento perante o Concílio de Constança, e, num primeiro instante, renunciou momentaneamente aos princípios de fé defendidos por Wycliffe e Huss.
Porém, em 1416, o julgamento de Jerônimo de Praga foi retomado, e ele se arrependeu da renúncia momentânea que fizera das doutrinas defendidas por Wycclife e Huss, e, então, em 30 de Maio de 1416, ele foi condenado à morte na fogueira, sob acusação de heresia.

Comentários
Postar um comentário