João Calvino: um pregador da França


João Calvino (1509-1564)

Foto: Kyläkirjaston Kuvalehti, nº 06, Junho de 1909, p. 61

Acervo Biblioteca Nacional da Finlândia

João Calvino (1509-1564) nasceu na França, cursou Direito e Teologia, e depois que ele aceitou os príncipios de fé reformada, teve que fugir de Paris, por causa de perseguições à sua fé.

Quando João Calvino residia em Orleans, na França, ele teve contato com as doutrinas de fé reformada por meio de Pierre Robert Olivetan (1506-1538), o tradutor da Bíblia para o francês, e que era primo de Calvino.

Devido à perseguição por causa de sua fé, Calvino fugiu de Paris, e encontrou refúgio na Basileia, na Suíça.

"Uma vez feito protestante, Calvino decidiu escrever um sistema de teologia para o uso de seus correligionários, e redigiu suas famosas 'Institutas da Religião Cristã', obra que publicou em 1536, e que foi, desde logo, livro de texto nas igrejas reformadas do continente e da Grã-Bretanha. Depois de muitas aventuras, e de muitos perigos, chegou a Genebra, onde logo chegou a ser o chefe tanto político quanto religioso. No final de 1540, ele se casou com a senhorita Idelette von Bure, uma mulher muito digna de seu carinho e confiança. Em Genebra tinha um partido político, chamado de Os Libertinos, e vendo estes que os reformadores levavam uma vida reta, e temendo que os ensinos da Reforma pusessem um freio às paixões humanas, persiguiram a Calvino e Farel, seu amigo, com tal tenacidade, que chegaram a conseguir seu desterro. Porém, os de Genebra logo viram que lhes fazia falta a mão de ferro de Calvino, e assim foi que em 13 de Setembro de 1541, depois de uma ausência de três anos, Calvino entrou em Genebra fazendo uma entrada verdadamente triunfal." (BORTON, F. S. Juan Calvino, Gran Reformador. El Abogado Cristiano, 08 de Julho de 1909, p. 421)

João Calvino: um pregador da França © 2026 by Daiane Firme Cavalcante is licensed under CC BY-NC-ND 4.0

Comentários