Donald C. Gordon: um médico no interior de Goiás

 

                                             Donald C. Gordon e família

Em 1929 chegou ao Brasil o médico e missionário presbiteriano Donald Covil Gordon (1897-1998) e sua esposa Helen Gary Gordon. Após passarem por algumas cidades brasileiras, como Ponte Nova, Bahia, em Buriti, Mato Grosso, e em Anápolis, Goiás, em 1936 o casal Gordon chega a Rio Verde, Goiás. Em Rio Verde, no ano de 1937 foi fundado pelo Dr. Gordon, o Hospital Evangélico, e, em 1942 foi fundada pelo Dr. Gordon a Escola de Enfermagem Cruzeiro do Sul.

                               Women and Missions, Maio de 1937, p. 48
 Sobre a abertura do hospital em Rio Verde, Helen Gary Gordon narrou o seguinte na revista Women and Missions, Maio de 1937, p. 49: “Nós estamos prontos para abrir um pequenino hospital. A casa que alugamos e estamos reformando... terá apenas uma sala para operação, uma sala para esterilização, um quarto particular, uma ala feminina, uma ala masculina, um quarto para D. Júlia e para o Sr. João, que residirão no hospital, e a cozinha... Por enquanto, as alas não acomodarão mais que três leitos... Algum dia, o Senhor permitindo, nós seremos capazes de construir um prédio mais confortável.”

                           Women and Missions de Maio de 1935, p. 47
 No periódico Women and Missions de Maio de 1935, p. 47-48, Donald C. Gordon escreveu um artigo intitulado "Where physical need is great", o Dr. Gordon conta numa parte do artigo sobre os cuidados médicos que ele dava aos que sofriam com a lepra, e exercia também serviço de capelania: “Cantamos duas canções, lemos uma porção da Bíblia, comentei a mensagem, e encerrei com uma oração: um culto rápido, mas muito apreciado.”

                          Presbyterian Life, 28 de Maio de 1955, p. 11

Comentários