Ruth Bosworth See (1873-1960)

 

                                                   Missionárias Genoveva Marchant e Ruth Bosworth See (1873-1960)

                                                                      Foto: The Missionary Survey, Janeiro de 1922, p. 34

Em 1900, a professora e missionária presbiteriana Ruth Bosworth See (1873-1960) veio para o Brasil. Ela editava em Patrocínio, Minas Gerais, o periódico “O Evangelista”. “O Evangelista” foi um periódico evangélico fundado pelo Reverendo Alva Hardie (1873-1955), que veio a lume no ano de 1913, em Descalvado, cidade do interior paulista. Depois, este periódico teve fases em que era publicado nas cidades mineiras de Uberlândia, Araxá, e Patrocínio, e também na cidade de Barretos, interior de S. Paulo, após a missão presbiteriana West Brazil Mission ter adquirido sua propriedade em 1945.

Ruth See e Harriette Taylor Armstrong abriram em 1913 na cidade mineira de Bom Sucesso, uma escola evangélica para meninas. Em 17 de Abril de 1915, um fato triste aconteceu com esta escola, bombas de dinamite foram lançadas contra o prédio desta escola. “A escola do Bom Sucesso foi dinamitada numa noite, enquanto a senhorita Ruth See e mais de trinta alunas estavam dormindo na escola. Uma bomba colocada no telhado explodiu e destruiu o telhado, mas os fios de cinco outras bombas colocadas sob o edifício escaparam antes de atingir o ponto de explosão e desta forma as vidas dos ocupantes do edifício foram salvas.” (The Missionary Survey, Novembro de 1916, p. 827)

                                           Foto: Fon-Fon, nº 26, 26 de Junho de 1915, p. 49
 

Deste atentado contra a Escola Evangélica de Bom Sucesso, o único suspeito, que era o pároco local, chegou a ser indiciado e levado a julgamento, mas foi absolvido pelo judiciário mineiro. A população não se conformou, e por isso este pároco teve que deixar a cidade diante da revolta popular. Reuniões foram feitas pelos populares, e ficou decidido que eles dariam a segurança necessária para a missionária Ruth See continuar com seu trabalho educacional.

                                   Escola Evangélica de Bom Sucesso, Minas Gerais

                                    Foto: The Missionary Survey, Julho de 1914, s. p.

 

               Ruth See e Henriqueta Armstrong com suas alunas da Escola Evangélica de Bom Sucesso, Minas Gerais. Foto: The Missionary Survey, Julho de 1914, s. p.

Em Maio de 1921, Ruth B. See e Harriette T. Armstrong, mais conhecida por Henriqueta Armstrong, abriram a Escola Evangélica de Campo Belo, Minas Gerais.

                                         Escola Evangélica de Campo Belo, Minas Gerais

                                           Foto: The Missionary Survey, Abril de 1922, p. 302

Ruth Bosworth See traduziu em 1941 a canção “The First Noel”, de autoria anônima, que aparece como hino 231 do Hinário Novo Cântico.

Comentários